Desciclopédia:Manual do Desciclopediano

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(dif) ← Edição anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Esse Manual Prático do Desciclopédiano foi escrito para ajudar você a escrever artigos de boa qualidade. Para escrevê-lo, utilizamos partes dos manuais da Wikipédia e de outras Desciclopédias. Recomendamos que todos os usuários da desciclopédia leiam esse manual, já que o mesmo ajuda imensamente na construção dos artigos e lhe ensinar a fazer tabelas bonitas para seus artigos, inserir imagens, escrever em negrito, adicionar predefinições e diversas outras coisas que serão de grande ajuda na construção de seus artigos.

Esperamos que vocês façam uso desse material e que isso os ajude a escrever artigos de melhor qualidade.

Atenciosamente,

--Kohl

Staff de Administração da Desciclopédia


Como assinar um texto

Assinar um texto que você escreveu é muito fácil.

Para assinar, basta digitar quatro tis (~~~~), que geram sua assinatura com a data, assim:

--Kohl 18:10, 14 Outubro 2006 (EDT)

É importante lembrar que:

Os artigos não devem ser assinados - A contribuição de cada usuário fica guardada no histórico do artigo.

Discussões devem ser assinadas - Isto ajuda a compreender a discussão e facilita o envio de mensagens pessoais.

Como criar um artigo

Esta é provavelmente a parte mais importante desse manual. Aqui você verá como criar um artigo e algumas de nossas políticas mais importantes quanto aos artigos.

O que fazer antes de criar um artigo:

  1. Certifique-se que não existe nenhum artigo sobre o que você pretende escrever. Para isso faça uma pesquisa com o nome do que você quer escrever. Muitas vezes são criados dois ou mais artigos sobre o mesmo tema (por exemplo "Cerveja" e "Breja"), e mais tarde alguma pobre alma pobre alma terá de perder seu tempo e juntar os dois artigos.
  2. Consulte o guia de Ajuda:Wikificação que contém um conjunto de referências para formatar o conteúdo do artigo.
  3. Lembre-se que a Desciclopédia não é um palanque político e que não toleraremos panfletagem ou propaganda política aqui.
  1. Se quiser fazer alguns testes, edite a vontade na Desciclopédia:Página de testes. Note que essa página é apagada regularmente e que o que você escreveu hoje pode ser apagado no mês que vem sem que você seja informado

Como criar

Existem duas principais maneiras para se criar uma página:

  • A partir de uma ligação (link) a vermelho. Existem artigos na Desciclopédia em que o texto contém alguns links escritos em vermelho(isso significa que o artigo sobre a palavra em vermelho não existe), e são semelhantes a Exemplo de título de artigo (note que este exemplo não é um link para um artigo, e sim uma imitação da aparência de um link, isso foi feito para que não criem um artigo com este título e estrague essa explicação). Ao clicar em um link a vermelho, será aberta uma nova pagina, onde você pode começar a escrever o seu artigo. Antes de começar a escrever, confirme se o título está certo(Isso é para que as pessoas consigam encontrar seus artigos, já que o sistema de buscas não vai encontrar um artigo com o titulo errado).
  • A partir de uma pesquisa. Escreva no campo "Pesquisa" (lado esquerdo da página) o título do artigo e clique no botão Artigo. Se aparecer um artigo já existente, edite-o. Se aparecer uma lista de artigos, verifique se não existe um semelhante para editar, caso contrário clique no link vermelho onde diz: Não existe uma página com o título "nome do que você procurou". Pode criar esta página. (esta maneira é a mais recomendada, já que desse jeito você já pesquisa se não há um artigo com o mesmo tema que o seu e evita problemas no futuro).

Ao editar o artigo

Ao utilizar um dos métodos anteriores e caso o artigo não exista, surge uma página com o texto: "Não existe uma página com o título \"nome do que você procurou\". Pode criar esta página.."

  1. Escreva o que quiser na caixa de edição.
  2. Quando acabar, clique no botão "mostrar previsão" para ver se ficou tudo do jeito que você queria. Note que o que você verá é apenas uma previsão e que a informação ainda não está gravada, permitindo corrigir ou acrescentar mais informação, na caixa de edição abaixo da previsão. Utilize o botão "mostrar previsão" quantas vezes forem necessárias. Caso contrário, se fizer muitas edições e gravá-las, aparecerão todas no histórico, o que não é prático. Se possível, coloque também categorias no artigo e ligações interlinguísticas.
  3. Por fim, clique em "salvar página". O artigo está criado e visível a outras pessoas.

Se tiver dúvidas sobre os botões presentes na caixa de edição use a Desciclopédia:Página de testes.

Depois de criar o artigo - Opcional

  • Verifique se outros artigos mencionam o seu artigo. Se criar um artigo através do primeiro método (a partir de uma ligação a vermelho), não precisa verificar, pois o seu artigo foi mencionado em outros artigos ao menos uma vez. Se for com outros métodos, o artigo criado poderá não ter nenhum outro o citando. Chama-se a isso um artigo órfão. Para verificar, clique na barra lateral esquerda, em Artigos afluentes. Se não existir nenhum afluente, pode criá-los. Exemplo: cria o artigo "Seu Creysson" e ao verificar os "Artigos afluentes" para esse artigo, não aparece nenhum. Pode então ir ao artigo "Organizações Tabajara" e ver se o mesmo cita o Seu Creysson, e caso cite, editá-lo , fazendo um link na palavra assim: [[Seu Creysson]] para que apareça uma ligação assim: Seu Creysson. Isso ajudará o seu artigo a ser lido por mais pessoas.

Problemas e soluções

As indicações seguintes poderão não ser a solução ideal para todos os casos.

  • Já existe um artigo com determinado título, como faço para criar um com esse título, mas sobre outro assunto?

Caso isso aconteça, você deve copiar o conteúdo do artigo com o titulo que você pretende usar e copiá-lo para um artigo novo com o titulo mais preciso. Vamos pegar por exemplo o artigo KIA). Você quer escrever um artigo sobre o Kia Joorabchian, mas já existe um artigo com o nome "KIA" que trata da KIA Motors. Para resolver o problema, você deve criar um novo artigo com o mesmo conteúdo do artigo original(o que fala sobre a KIA Motors) e usar um titulo mais preciso(ao invés de escrever só KIA, escreva Kia Motors). Após fazer isso, crie o seu artigo também com um titulo especifico(ao invés de KIA, escreva Kia Joorabchian). Por fim volte ao artigo KIA, apague todo o seu conteúdo e escreva o seguinte: {{Desambiguação}} *[[Nome do artigo que você escreveu]] *[[Novo nome do artigo que usava o titulo que você queria]]

Dessa maneira o problema estará resolvido.

  • Criei uma página com o título errado. Como eu resolvo essa merda?

Caso seja um título com erros ortográficos ou um título com caracteres estranhos (por exemplo "A%C3úcar" ou "Assucar"), crie um novo artigo com o titulo correto e com o mesmo conteúdo do artigo original. Depois deixe o artigo com o titulo errado em branco e escreva o seguinte no lugar do artigo:

#redirect [[Nome certo do artigo]]

Dessa maneira se algum outro babaca escrever errado o nome do artigo, ele será levado automaticamente ao artigo correto.

  • Criei um artigo e descobri que existe outro sobre o mesmo assunto. Identifique qual o dos artigos possui o melhor titulo e elabore um texto baseado no conteúdo dos dois artigos e coloque-o nesse artigo. Depois disso vá ao artigo com o titulo "não-tão-bom", apague todo o seu conteúdo e escreva no lugar:

#redirect [[Nome certo do artigo]]

Dessa maneira não importará qual nome a pessoa procure, ela será levado automaticamente ao artigo correto.

  • Se tiver outras dúvidas pergunte no Forum:Boteco ou mande uma mensagem a um usuário mais experiente.