Jorge Amado

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Nova Bandeira da Bahia-Desciclopédia.PNG Colé moral, essi negoçaqui é da terra do dendê. O tio qui feiz issáqui é cuncerteza baiano, intõ, sinhá disgraça de lá do sul da minha caceta, num méxi nas porra daqui nã, vu? Ô vô rumaladsgraça e inda chamo a barrêra pá ti pancá, seu comédia.


Hoe.jpg Meeeengoooo...

Aê, meu, este artigo é verde-amarelo, mano! Só fala de futebol, come feijoada, exporta diplomatas, puxa o saco dos EUA, paga imposto pra caralho e põe a culpa no governo pela alta criminalidade.

Pensador trabalhando.jpg Jorge Amado é um filósofo
Portanto também é um deficiente mental...

Este é mais um desocupado que não tinha porra nenhuma pra fazer além de contemplar a empolgante vida sexual dos caramujos-de-jardim. Se você é uma pessoa provida de um pouco de sanidade mental, vá procurar algo melhor para ler, como uma bula de remédio!

ReaperlogoDare.gif Jorge Amado já morreu!

Chaves:"Eu gosto de Sanduíche de Jorge Amado!"

Clique aqui pra ver quem te espera no inferno


Cquote1.png Jorge Amado é uma coisa linda. Jorge amado é a Bahia e é o Brasil...ou não Cquote2.png
Caetano Veloso sobre Jorge amado

Cquote1.png Eu sou odiado. O Jorge, Amado Cquote2.png
Mais uma super-piada da Série Trocadilhos Estupidescos

Cquote1.png Você traiu o movimento literario, véio! Cquote2.png
Dado Dolabella sobre Jorge amado

Cquote1.png MAS NUM GRUDE NÃO Cquote2.png
Ojuara sobre Jorge amado

Cquote1.png Você é um orixá vivo Cquote2.png
Jorge amado sobre Maria Betânia

Cquote1.png Machado de Assis era mais estilo que homem e Jorge Amado mais homem que estilo Cquote2.png
Vinicius de Moraes sobre Jorge Amado

Cquote1.png Pobre é tão infeliz que quando merda der dinheiro cu de pobre aperta Cquote2.png
Frase famosa do livro jubiabá


O dito-cujo

Jorge, Odiado por uns, Amado por outros, (Itabuna, 10 de agosto de 1912Salvador, 6 de agosto de 2001) é um esbocista baiano, apesar de não parecer com um. Seu pai ( o pai dele, não o de você )), além de fazendeiro de cacau foi o Presidente- Ditador-Tirânico.da URSS Josef Stalin Barulhim, trincadim. Logo se mudou para ilhéus , tão marcante em sua infância que em quase todos os livros ele cita não só a cidade mas o maldito cacau que lhe causou várias espinhas durante a adolescência,chegando a ser confundido com a varíola.

Fato ocorrido exatamente na época que Omolu mandou bexiga para a cidade, só que os homens ricos foram vacinados e Omolu que era uma deusa das florestas , não sabia dessas coisas de vacina e a bexiga desceu para os pobres e botou gente doente, e botou nego cheio de chaga em cima da cama . Então os homens da saúde publica vendo as espinhas inflamadas no rosto de Jorginho , logo diagnosticaram como alastrim de varíola e o levavam para o lazareto. Explicando assim o porquê dessa repetição de casos de cacau, chocolate e varíola em seus livros.

Jorge amado e as Putas[editar]

Contou com um mínimo de literatura e um maxímo de honestidade a vida dos trabalhadores nas fazendas de cacau na Bahia. Jorge era amigo desses trabalhadores e foi com eles que entrou pela 1º vez numa casa de rapariga, de mulheres da vida, em que foi inaugurado aos 6 anos de idade. Era uma quenga fedorenta, daquelas das mais nojenta, mas Jorginho descobriu que a vida é boa, frequentou os bordéis ate completar 18 anos quando construiu sua própria Zona em João Pessoa , o Roda Viva, puteiro muito divulgado por Rodolfo ex vocalista da banda Raimundos.


Jorge amado teve aula com o Padre Luiz Gonzaga Cabral que como todo português não tinha nenhuma vocação para professor, errava as regras gramaticais, errava as concordâncias verbais, mas foi o primeiro a descobrir o talento do menino Jorginho que aos 12 anos ao escrever uma redação sobre o mar recebeu a profecia de que seria escritor. Um dos momentos mais felizes de sua vida sem duvida se passou no internato no colégio Ipiranga. Durante as noites Jorge pulava o muro e ia para as casas de puta estudar anatomia. Nessa época até se amigou com uma rapariga chamada Benedita e descobriu outro talento o de gigolô. Então toda noite Benê era explorada no calçadão da Bahia para financiar os estudos de Jorginho.

Macumba[editar]

O Ipiranga fica no prédio em que morreu Castro Alves e no aniversário da morte dele Jorge e seus amigos foram para a sala do falecimento e invocaram o espírito do poeta, mas devido à inexperiência de nosso escritor o caboclo Castro Alves não se manifestou.

Jorge2.jpg






Jorge então resolve ir ao terreiro do pai de santo Procópio no momento em que este atendia o menino dadinho dizendo:
"Di mininu não é mais Dadinho, di mininu agora e Zé Piqueno...Zé Piqueno pá crescê...que vassuncê vá cumigu e qui eu vá cum vassuncê "
Procopio deu a Jorge Amado o 1º título de candomblé , ogan de Oxossi . O pai de santo conseguiu fazer Castro Alves aparecer , ele disse:
"Zinfio deixa frango cum farofa e velas de todas as cores na incuzilhada de pai Procópio que em 7 dias pai resorvi pro cê zinfio"
No terreiro da Bahia existem 10 obás que significa homem sábio, são eles:
- Jorge Amado, Carybé, Cayme, Carla Perez, Neguinho da Beija Flor, Amado Batista, Steve Vai, Ivete Sangalo, Daniela Mercury , Luiz Caldas, , Falcão Bezerra da Silva , e o palhaço Bozo.


A macumba de Pai Procópio tem suas entidades. As mais conhecidas são:Carla Perez,menina patora louca, Caetano Veloso ,cão miúdo, Maria Betânia , Cumpadi Uoshington e os tradicionais menininhos de angola.

Outra.jpg




História[editar]

Jorge Amado formou- se em direito, mas quase não ia as aulas , quando ia era pra fazer política , estava envolvido com as ideias políticas de seu pai ( pai dele e não o de você ),e se tornou comunista sem Nunca ler um livro de Marx!!!!!!!! Passava nos exames sem sequer estudar porque seus professores também eram canhotos de esquerda, porém graças a Deus nunca teve coragem de pegar o diploma e exercer advocacia . Logo para tristeza de seu pai Josef Stalin Jorge amado cansado de guerra abandonou o PCB. O problema racial sempre afetou Jorge amado que depois de muitas pesquisas encontrou solução para o caso dos afro descendentes .A solução era fazer os negros dormir com os brancos. Para ele não há outra solução pro problema de raça no mundo senão a mistura.

Jorge Amado

Conseguiu atingir dois órgãos muito sensíveis, um foi o coração dos leitores o outro foi o fígado dos críticos que o apontam como superficial e apelativo e PORNÓGRAFO. Em outras palavras considerado um romancista de putas vagabundos e macumbeiros .Para os críticos, ganhar dinheiro com atividades intelectuais é crime de desacato a autoridade acadêmica. Considerado machista pelas mulheres por mostrar em seus livros o comportamento da mulher baiana. Seu maior imitador, admirador foi Agnaldo silva que fez fortuna na rede Globo copiando descaradamente as obras de Jorge Amado e fazendo novelas como Tieta , Porto dos milagres e outras.

Jorge

Sua esposa Zélia Gattai tentou ser escritora, porém nunca conseguiu se desvincular da sua atividade principal: era a mulher de Jorge Amado.