Jorge Amado

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Nova Bandeira da Bahia-Desciclopédia.PNG Colé moral, essi negoçaqui é da terra do dendê. O tio qui feiz issáqui é cuncerteza baiano, intõ, sinhá disgraça de lá do sul da minha caceta, num méxi nas porra daqui nã, vu? Ô vô rumaladsgraça e inda chamo a barrêra pá ti pancá, seu comédia.


P ronaldinho.jpg Passa a certeira! Perdeu, preibói!

Oxe, venha cá, este artigo da porra vem do Brasil! Só fala de futebol, come feijoada, exporta diplomatas, puxa o saco dos EUA, paga imposto pra caralho e põe a culpa no governo pela corrupção da sociedade.

Pensador trabalhando.jpg Jorge Amado é um filósofo
Portanto também é um deficiente mental...

Este é mais um desocupado que não tinha porra nenhuma pra fazer além de contemplar a empolgante vida sexual dos caramujos-de-jardim. Se você é uma pessoa provida de um pouco de sanidade mental, vá procurar algo melhor para ler, como uma bula de remédio!

ReaperlogoDare.gif Jorge Amado já morreu!

Bateu com as dez!

Clique aqui pra ver quem te espera no inferno


Cquote1.png Jorge Amado é uma coisa linda. Jorge amado é a Bahia e é o Brasil...ou não Cquote2.png
Caetano Veloso sobre Jorge amado

Cquote1.png Eu sou odiado. O Jorge, Amado Cquote2.png
Mais uma super-piada da Série Trocadilhos Estupidescos

Cquote1.png Você traiu o movimento literario, véio! Cquote2.png
Dado Dolabella sobre Jorge amado

Cquote1.png MAS NUM GRUDE NÃO Cquote2.png
Ojuara sobre Jorge amado

Cquote1.png Você é um orixá vivo Cquote2.png
Jorge amado sobre Maria Betânia

Cquote1.png Machado de Assis era mais estilo que homem e Jorge Amado mais homem que estilo Cquote2.png
Vinicius de Moraes sobre Jorge Amado

Cquote1.png Pobre é tão infeliz que quando merda der dinheiro cu de pobre aperta Cquote2.png
Frase famosa do livro jubiabá


O dito-cujo

Jorge, Odiado por uns, Amado por outros, (Itabuna, 10 de agosto de 1912Salvador, 6 de agosto de 2001) é um esbocista baiano, apesar de não parecer com um. Seu pai ( o pai dele, não o de você )), além de fazendeiro de cacau foi o Presidente- Ditador-Tirânico.da URSS Josef Stalin Barulhim, trincadim. Logo se mudou para ilhéus , tão marcante em sua infância que em quase todos os livros ele cita não só a cidade mas o maldito cacau que lhe causou várias espinhas durante a adolescência,chegando a ser confundido com a varíola.

Fato ocorrido exatamente na época que Omolu mandou bexiga para a cidade, só que os homens ricos foram vacinados e Omolu que era uma deusa das florestas , não sabia dessas coisas de vacina e a bexiga desceu para os pobres e botou gente doente, e botou nego cheio de chaga em cima da cama . Então os homens da saúde publica vendo as espinhas inflamadas no rosto de Jorginho , logo diagnosticaram como alastrim de varíola e o levavam para o lazareto. Explicando assim o porquê dessa repetição de casos de cacau, chocolate e varíola em seus livros.

Jorge amado e as Putas[editar]

Contou com um mínimo de literatura e um maxímo de honestidade a vida dos trabalhadores nas fazendas de cacau na Bahia. Jorge era amigo desses trabalhadores e foi com eles que entrou pela 1º vez numa casa de rapariga, de mulheres da vida, em que foi inaugurado aos 6 anos de idade. Era uma quenga fedorenta, daquelas das mais nojenta, mas Jorginho descobriu que a vida é boa, frequentou os bordéis ate completar 18 anos quando construiu sua própria Zona em João Pessoa , o Roda Viva, puteiro muito divulgado por Rodolfo ex vocalista da banda Raimundos.


Jorge amado teve aula com o Padre Luiz Gonzaga Cabral que como todo português não tinha nenhuma vocação para professor, errava as regras gramaticais, errava as concordâncias verbais, mas foi o primeiro a descobrir o talento do menino Jorginho que aos 12 anos ao escrever uma redação sobre o mar recebeu a profecia de que seria escritor. Um dos momentos mais felizes de sua vida sem duvida se passou no internato no colégio Ipiranga. Durante as noites Jorge pulava o muro e ia para as casas de puta estudar anatomia. Nessa época até se amigou com uma rapariga chamada Benedita e descobriu outro talento o de gigolô. Então toda noite Benê era explorada no calçadão da Bahia para financiar os estudos de Jorginho.

Macumba[editar]

O Ipiranga fica no prédio em que morreu Castro Alves e no aniversário da morte dele Jorge e seus amigos foram para a sala do falecimento e invocaram o espírito do poeta, mas devido à inexperiência de nosso escritor o caboclo Castro Alves não se manifestou.

Jorge2.jpg






Jorge então resolve ir ao terreiro do pai de santo Procópio no momento em que este atendia o menino dadinho dizendo:
"Di mininu não é mais Dadinho, di mininu agora e Zé Piqueno...Zé Piqueno pá crescê...que vassuncê vá cumigu e qui eu vá cum vassuncê "
Procopio deu a Jorge Amado o 1º título de candomblé , ogan de Oxossi . O pai de santo conseguiu fazer Castro Alves aparecer , ele disse:
"Zinfio deixa frango cum farofa e velas de todas as cores na incuzilhada de pai Procópio que em 7 dias pai resorvi pro cê zinfio"
No terreiro da Bahia existem 10 obás que significa homem sábio, são eles:
- Jorge Amado, Carybé, Cayme, Carla Perez, Neguinho da Beija Flor, Amado Batista, Steve Vai, Ivete Sangalo, Daniela Mercury , Luiz Caldas, , Falcão Bezerra da Silva , e o palhaço Bozo.


A macumba de Pai Procópio tem suas entidades. As mais conhecidas são:Carla Perez,menina patora louca, Caetano Veloso ,cão miúdo, Maria Betânia , Cumpadi Uoshington e os tradicionais menininhos de angola.

Outra.jpg




História[editar]

Jorge Amado formou- se em direito, mas quase não ia as aulas , quando ia era pra fazer política , estava envolvido com as ideias políticas de seu pai ( pai dele e não o de você ),e se tornou comunista sem Nunca ler um livro de Marx!!!!!!!! Passava nos exames sem sequer estudar porque seus professores também eram canhotos de esquerda, porém graças a Deus nunca teve coragem de pegar o diploma e exercer advocacia . Logo para tristeza de seu pai Josef Stalin Jorge amado cansado de guerra abandonou o PCB. O problema racial sempre afetou Jorge amado que depois de muitas pesquisas encontrou solução para o caso dos afro descendentes .A solução era fazer os negros dormir com os brancos. Para ele não há outra solução pro problema de raça no mundo senão a mistura.

Jorge Amado

Conseguiu atingir dois órgãos muito sensíveis, um foi o coração dos leitores o outro foi o fígado dos críticos que o apontam como superficial e apelativo e PORNÓGRAFO. Em outras palavras considerado um romancista de putas vagabundos e macumbeiros .Para os críticos, ganhar dinheiro com atividades intelectuais é crime de desacato a autoridade acadêmica. Considerado machista pelas mulheres por mostrar em seus livros o comportamento da mulher baiana. Seu maior imitador, admirador foi Agnaldo silva que fez fortuna na rede Globo copiando descaradamente as obras de Jorge Amado e fazendo novelas como Tieta , Porto dos milagres e outras.

Jorge

Sua esposa Zélia Gattai tentou ser escritora, porém nunca conseguiu se desvincular da sua atividade principal: era a mulher de Jorge Amado.