Desnotícias:Portugal chora a morte do seu maior ícone automotivo

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar

Este artigo é parte do Desnotícias, a sua fonte de ignorância 24 horas por dia.

BARCELONA, Espanha

Em um breve comunicado no Instagram feito por seu irmão León, a família do célebre ícone cultural SEAT Ibiza do Aço anunciou seu falecimento devido a complicações com uma hemorragia de azeite durante uma cirurgia para reprogramação de sua centralina.

O Ibiza do Aço nasceu em 1993, filho do famoso espanhol Ibiza System Porsche, que não passou de uma subcelebridade em Portugal, e uma modelo alemã cujo nome se perdeu no tempo, sendo apenas conhecido que o Ibiza do Aço foi concebido em uma noite de orgias regadas a cigarros e gasóleo. Nunca chegou a ver o pai, morto em um acidente automotivo após uma apresentação no Algarve poucos dias após seu nascimento, fato que levou sua mãe a fixar residência em Cascais. Desde o começo de sua vida, o Ibiza demonstrou ser extremamente popular, aparecendo em eventos desportivos como ralis e picanços, se destacando como um atleta de elite, vencendo até campeonatos mundiais apesar de ser um fumante inveterado. Após terminar a carreira de atleta por causa de uma lesão crónica no eixo dianteiro, em 2002, voltou seu foco à televisão, onde fez parte de novelas como Morangos com Açúcar e Floribella, contracenando com algumas das atrizes teen mais populares de Portugal na época. Em 2008, sofreu um trauma com a morte repentina de seu irmão gémeo Córdoba em um acidente rodoviário, pouco tempo antes do nascimento de sua filha Ibiza ST, fruto de seu polémico relacionamento extraconjugal com Ana Malhoa.

Durante os últimos anos de sua vida, o Ibiza do Aço teve que lutar contra uma depressão após a morte de sua filha em 2017, o que lhe levou a dependência de aditivos Liqui Moly. Nesta época, chegou a voltar para a Espanha para morar junto da mãe, ocupando um T1 em um subúrbio de Barcelona, onde chegou a ter um segundo filho, Arona, com uma cidadã local. A família do Ibiza do Aço revelou que após se retirar da vida pública, em Agosto de 2020, este chegou a contrair COVID-19, mas se curou rapidamente graças a uma dieta vegana com base em biodiesel.

Uma célebre aparição do Ibiza do Aço na versão portuguesa de Floribella

Em seu obituário, o Correio da Manhã destacou o Ibiza do Aço como "um artista único, inesquecível, que morará para sempre nos corações e pulmões de todos os entusiastas portugueses", enquanto colocava na contracapa uma famosa foto em que Luciana Abreu aparecia em topless, com as mamas cobertas pela fumaça do Ibiza que estava a seu lado. Revistas mais especializadas como Turbo, Top Gear e Mariana dedicaram reportagens mais detalhadas contando toda sua trajetória.

Marcelo Rebelo de Sousa declarou 1.9 dias de luto académico nas licenciaturas de engenharia automóvel em todo o país, concluindo um discurso emocionado com uma crise de bronquite. Durante toda a rodada da Liga NOS, houve um minuto de barulho antes das partidas, onde os jogadores passaram um minuto a imitar um Ibiza fazendo rateres. Moussa Marega dedicou seu golo no jogo entre Porto e Vitória de Guimarães ao falecido, imitando a fumaça expelida pelo escape do Ibiza durante suas atuações.

O funeral foi feito em uma cerimónia privada via Zoom, com a presença de sua mãe, irmão, filho e de alguns dos seus parentes mais próximos, como o Volkswagen Polo, o Skoda Fabia e o Audi A1.

Fontes[editar]

Compartilhe
essa desnotícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram